SEPPRAD (Parte I)

.......No dia 05 de abril, participamos do I Simpósio SEPPRAD (Seminários de Pesquisa em Prática Docente).
.......A abertura foi realizada pela Profª Drª Vera Lucia Meira Magalhães, gestora do curso de Letras e coordenadora da especialização em Estudos da Linguagem.
.......Em seguida tivemos a Mesa de Abertura que falou-nos um pouco sobre o histórico e a proposta do SEPPRAD.
.......A Profª Drª Sandra Gattolin explicou que o primeiro grupo surgiu no Rio Grande do Sul e que buscavam contribuir com o ensino de Línguas. Em Mogi das Cruzes, surgiu espontaneamente nos corredores da Universidade. É um grupo formado por professores e alunos que buscam descobrir qual o efeito do ensino na prática.
.......Falou-se muito da importância da participação dos alunos da graduação no grupo, para que se conheça o ensino na prática, o que contribui muito para a própria formação.
.......A Profª Drª Maria Angélica Batista falou sobre a reestruturação curricular no ensino de Língua Estrangeira na Secretaria da Educação, que visa o desenvolvimento da leitura e da escrita.
.......Comentou-se ainda o ensino de Língua Estrangeira teve início em 1855 nas escolas secundárias, em que eram ensinados os idiomas: Francês, alemão, inglês e o italiano.
......A profª falou-nos ainda sobre três mudanças significativas:
  • Estruturalista: em que o foco estava no "saber" gramática. Tanto na Língua Inglesa quanto na Portuguesa os professores usavam textos como ponto de partida, mas a ênfase estava sempre na parte gramatical do texto.
  • Comunicativa: Em que o foco estava no "fazer". A língua é trabalhada em uso, uma conversação. Ler, falar, ouvir e escrever.
  • Letramento múltiplo: mantém relação entre o saber e o fazer. Encontramos múltiplas linguagens e gêneros discursivos.