Linguística Aplicada (Parte I)

........................................................................

.......A quinta aula foi ministrada pela professora Inês Arouche. O tema central da aula foi a Linguística Aplicada, derivação da Linguística, mas totalmente independente.
.......A professora nos deu o seguinte fragmento do livro "Pensamento e Linguagem" de Vygotsky, 1993, para que pudéssemos refletir sobre a função da linguística aplicada:
......................................................................................
"Quando desejo comunicar o pensamento de que hoje vi um menino descalço, com uma camisa azul, correndo pela rua, não vejo cada aspecto de forma separada: o menino, a camisa, a cor azul, a corrida e a falta de sapatos. Concebo tudo isso em um só pensamento, porém, o expresso em palavras separadas".
..............................................
.......Para Vygotsky o pensamento não é algo fragmentado e se organiza de forma específica. Para conseguirmos analisar esse pequeno excerto, tivemos que seguir alguns passos:
  • Primeiramente, precisamos criar uma hipótese para pesquisar;
  • Investiga-se a situação (nesse caso seria a linguagem);
  • Tivemos que apoiar o estudo em uma teoria da linguagem. Usamos a Análise Sintática (Saussure e Chomsky), que estuda a estrutura fragmentada (menino, camisa).
  • Tivemos que recorrer à outras áreas de pesquisa. Coube-nos a usar a sociologia, psicologia comportamental.