- A historicidade;
- O sujeito socialmente constituído;
- Ênfase na conscientização linguística;
- Interações dialógicas;
- Usos da linguagem dos demais contextos profissionais (Empresas, marketing, publicidade, mídia).
* Primeiros anos do novo milênio *
......O linguista aplicado é visto como um agente crítico que deve propor mudanças sociais. Suas críticas devem tentar melhorar a desigualdade.
.......A língua é uma ferramenta social, inseparável do ser humano, de sua subjetividade.
.......O linguista deve fazer uma investigação dos fenômenos da linguagem, a fim de descobrir os processos pelos quais a linguagem funciona para manter ou mudar as relações de poder na sociedade. Ex.: relação patrão - empregado.
- Visão modernista: Oriunda do iluminismo e do positivismo;
- Visão pós-modernista: Incorporação de novos modos.
.......Existem outras vozes que são apresentadas como alternativas para entender o mundo contemporâneo. Ex.: raça, etnia, gênero, sexualidade, etc.
.......Para encerrar a aula, a professora passou uma lista com 10 situações problema e pediu para que escolhêssemos uma e trabalhássemos como um linguista aplicado.
.......Escolhi o problema de uma empresa de telemarketing, que queria um novo script para seus operadores. Em primeiro lugar faria uma pesquisa com o público-alvo dessa empresa, a fim de saber quais eram as críticas com relação ao atendimento prestado. Montaria um script simples, correto e com uma linguagem clara, visando abolir um dos vícios dos teleoperadores, o gerúndio.