......No primeiro momento, escondeu a imagem à direita e só depois nos mostrou a imagem por completo. Vimos que existe uma ponte, mas existe algo mais. Levando essa situação para a sala de aula, chegamos a conclusão de que antigamente o professor sabia quem era o seu aluno e hoje o mesmo, se comporta de maneira diferente, o aluno acaba sendo a "ponte" e a "caravela".
.......Falou-se da prática de sala de aula de mão dupla entre a Pedagogia e a Filosofia da Educação.
- Prática de sala de aula: que prática, que abordagens que contribuem para a formação do indivíduo X, da sociedade X?
- Pedagogia: que concepções, que pensamentos viabilizam a formação do indivíduo X, da sociedade X?
- Filosofia da Educação: que indivíduo estou formando? para que sociedade?
.......Mostrou-nos duas fotos que ilustravam a mulher padronizada de duas épocas:
DÉCADA DE 50: A foto mostrava uma dona de casa - o padrão da mulher da época.
DÉCADA DE 90: A foto ilustrava a mulher atual, inserida no mercado de trabalho.
.......Em duas outras fotos vimos o comportamento dos alunos no passado e o presente:
DÉCADA DE 50: Os estavam uniformizados, comportados, com postura. O professor estava visivelmente no centro e no alto da fotografia, mostrando talvez a hierarquia. A foto foi tirada por um profissional.
ATUALIDADE: Os alunos estão vestidos com roupas próprias, estão desorganizados. O professor encontra-se descontraído, dificilmente conseguimos distingui-lo dos alunos. A foto foi tirada por um aluno, mostrando a presença da tecnologia, pois não precisa-se mais de um profissional para fotografar, qualquer um consegue fazer.
.......Muita coisa está mudando no trabalho, na vida pública e na vida pessoal. no mercado de trabalho, por exemplo, antigamente as empresas estavam em busca de um profissional com habilidade, hoje, além da habilidade o funcionário tem que comportar a capacidade de escolhas.
.......Conhecemos duas formas de construção de conhecimento. A Epistemologia Convencional, que se divide em:
- Redução: Unidades gramaticais. Divide o todo em partes. Ex.: só posso ensinar o 3 depois que o aluno aprender o 1 e o 2.
- Gradação: Procura-se ensinar do mais simples para o mais complexo.
......E a Epistemologia Digital, em que o aluno cria conhecimento para as necessidades que surgem. Ex.: Consegue solucionar jogos, sem ao menos saber o inglês.
......Por fim, falou-nos um pouco sobre o Letramento Tradicional, em que os alunos aprendem que a escrita e a leitura devem ser feitas de forma padronizada, da esquerda para a direita, de cima para baixo, sempre fazendo uso da linguagem formalizada e mostrou-nos a importância e a necessidade do uso de Novos Letramentos, em que devemos explorar e abordar os letramentos digitais (páginas web, blogs) em que a leitura não ocorre de forma linear, fazer uso da mídia, trabalhar com imagens e com a questão multicultural. Não temos como ignorar as mudanças que a tecnologia promovem.