SEPPRAD (Parte II)

CONFERÊNCIA I
.................................
"Letramento Crítico e Ensino de Línguas e Literaturas Estrangeiras".
.........................................................................
..........................
.......A responsável por essa belíssima conferência foi.a profª. Dra. Walkyria Monte Mor, uma das co-autoras das Orientações Curriculares Nacionais do Ensino Médio.
.......Ressaltou-se a importância da Literatura na sala de aula, pois amplia o ensino de Língua Estrangeira.
.......Através da figura abaixo nos levou a refletir sobre a sociedade atual.

......No primeiro momento, escondeu a imagem à direita e só depois nos mostrou a imagem por completo. Vimos que existe uma ponte, mas existe algo mais. Levando essa situação para a sala de aula, chegamos a conclusão de que antigamente o professor sabia quem era o seu aluno e hoje o mesmo, se comporta de maneira diferente, o aluno acaba sendo a "ponte" e a "caravela".

.......Falou-se da prática de sala de aula de mão dupla entre a Pedagogia e a Filosofia da Educação.

  • Prática de sala de aula: que prática, que abordagens que contribuem para a formação do indivíduo X, da sociedade X?
  • Pedagogia: que concepções, que pensamentos viabilizam a formação do indivíduo X, da sociedade X?
  • Filosofia da Educação: que indivíduo estou formando? para que sociedade?

.......Mostrou-nos duas fotos que ilustravam a mulher padronizada de duas épocas:

DÉCADA DE 50: A foto mostrava uma dona de casa - o padrão da mulher da época.

DÉCADA DE 90: A foto ilustrava a mulher atual, inserida no mercado de trabalho.

.......Em duas outras fotos vimos o comportamento dos alunos no passado e o presente:

DÉCADA DE 50: Os estavam uniformizados, comportados, com postura. O professor estava visivelmente no centro e no alto da fotografia, mostrando talvez a hierarquia. A foto foi tirada por um profissional.

ATUALIDADE: Os alunos estão vestidos com roupas próprias, estão desorganizados. O professor encontra-se descontraído, dificilmente conseguimos distingui-lo dos alunos. A foto foi tirada por um aluno, mostrando a presença da tecnologia, pois não precisa-se mais de um profissional para fotografar, qualquer um consegue fazer.

.......Muita coisa está mudando no trabalho, na vida pública e na vida pessoal. no mercado de trabalho, por exemplo, antigamente as empresas estavam em busca de um profissional com habilidade, hoje, além da habilidade o funcionário tem que comportar a capacidade de escolhas.

.......Conhecemos duas formas de construção de conhecimento. A Epistemologia Convencional, que se divide em:

  • Redução: Unidades gramaticais. Divide o todo em partes. Ex.: só posso ensinar o 3 depois que o aluno aprender o 1 e o 2.
  • Gradação: Procura-se ensinar do mais simples para o mais complexo.

......E a Epistemologia Digital, em que o aluno cria conhecimento para as necessidades que surgem. Ex.: Consegue solucionar jogos, sem ao menos saber o inglês.

......Por fim, falou-nos um pouco sobre o Letramento Tradicional, em que os alunos aprendem que a escrita e a leitura devem ser feitas de forma padronizada, da esquerda para a direita, de cima para baixo, sempre fazendo uso da linguagem formalizada e mostrou-nos a importância e a necessidade do uso de Novos Letramentos, em que devemos explorar e abordar os letramentos digitais (páginas web, blogs) em que a leitura não ocorre de forma linear, fazer uso da mídia, trabalhar com imagens e com a questão multicultural. Não temos como ignorar as mudanças que a tecnologia promovem.